1. Blog

Melhores jogos de quebra-cabeça para crianças

Dar às crianças mais tempo para brincar permite que suas mentes sejam tão imaginativas quanto possível. Estimular o cérebro a imaginar certas situações ajuda muito no desenvolvimento do cérebro de uma criança, e é por isso que é uma boa ideia introduzir jogos de quebra-cabeça coloridos para elas. Se você está interessado em quais tipos de quebra-cabeças as crianças gostam, Kids Brasília te dá algumas recomendações:

Kanoodle

Kanoodle é um jogo onde você deve usar peças diferentes para completar um padrão 2D ou 3D. As peças usadas no Kanoodle vêm em cores diferentes, enquanto o livro de quebra-cabeça consiste em mais de 200 padrões. O desafio deste jogo é que as diferentes formas das peças permitem uma infinidade de combinações, mas apenas uma para cada padrão será considerada correta.

Normalmente, o livro de quebra-cabeças do Kanoodle é composto principalmente de padrões 2D nas primeiras páginas, enquanto os 3D são salvos por último.

Tetris de madeira

Vagamente inspirado no videogame, o Tetris de madeira permite que as crianças montem blocos coloridos de madeira para caber no tabuleiro que acompanha. Este jogo de quebra-cabeça permite que as crianças distingam formas e pode até prepará-las para certos conceitos matemáticos, como geometria e decimais.

Assim como o Kanoodle, o Wooden Tetris também possui várias combinações possíveis que farão com que todas as peças caibam dentro do tabuleiro, mas não há livros de quebra-cabeças ou padrões envolvidos neste jogo.

Tangram

Tangram é a versão mais antiga e simples do Wooden Tetris, mas este jogo tem um objetivo completamente diferente do quebra-cabeça mencionado. O jogo vem com um livro de quebra-cabeças contendo diferentes padrões que podem ser feitos usando todas as sete peças ou ‘tans’. Esses padrões podem ser formas únicas, animais ou até mesmo letras.

Um segredo para jogar tangram é que qualquer peça pode ser girada ou virada para formar o padrão do livro de quebra-cabeças. Também é importante que todas as peças não se sobreponham ao fazer um padrão.

Cubo de Rubik

Um dos jogos de quebra-cabeça que mais impressionam os adultos, o Cubo de Rubik também pode ser apresentado às crianças. A versão original do Cubo de Rubik é composta por uma grade 3x3x3 onde o objetivo é girar cada face do cubo de modo que cada um de seus seis lados tenha apenas uma cor. Existe uma versão mais fácil deste cubo que consiste em uma grade 2x2x2 adequada para crianças.

Alguns cubos de Rubik também têm formas diferentes, como pirâmides, enquanto outros cubos são cortados de maneiras únicas.

Quebra-cabeças

O quebra-cabeça mais conhecido do mundo, o quebra-cabeça é composto de peças de uma imagem que as crianças precisam montar para criar a imagem. As peças do quebra-cabeça têm formas estranhas, mas permitem um encaixe mais fácil. Este quebra-cabeça vem em vários tamanhos e números de peças, mas os para crianças geralmente têm até 100 peças.

Tente procurar quebra-cabeças que apresentem imagens de personagens de desenhos animados amados, além de animais, plantas ou veículos.

Jogos intelectualmente envolventes, como os desta lista, ajudarão a impulsionar o desenvolvimento mental de uma criança em comparação com momentos de brincadeiras comuns. Tente incentivar as crianças a terminar os jogos de quebra-cabeça como forma de se relacionar com seus amigos e familiares, você ficará surpreso com a quantidade de habilidades de resolução de problemas que elas podem demonstrar!

Continue visitando o Kids Brasília para mais dicas sobre como criar bem os filhos.

Comments to: Melhores jogos de quebra-cabeça para crianças

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *